Página 12 - Caderno 1-A TARDE Enem

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Salvador-BA, domingo, 01/09/2013
A correção da prova de redação do ENEM, por conta da
quantidade de participantes, tanto no processo de ava-
liação como no processo de correção, precisa ser muito
criteriosa para evitar problemas. Por esse motivo, o INEP
lançou o Guia do Participante, desde 2012, com o objetivo
de tornar o mais transparente possível a metodologia de
correção, bem como o que se espera do participante em
cada uma das competências avaliadas.
“A prova de redação exigirá de você a produção de um texto
em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um
tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os
aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competên-
cias” que você deve ter desenvolvido durante os anos de
escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma
tese
, uma opinião a respeito do
tema
proposto, apoiada em
argumentos
consistentes estruturados de forma coerente
e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto
deverá ser redigido de acordo com a norma padrão da lín-
gua portuguesa e, finalmente, apresentar uma
proposta de
intervenção social
que respeite os direitos humanos.”
ENEM 2012, Guia do Participante.
Redação 2013
TEMA
TESE
ARGUMENTOS
PROPOSTADE
INTERVENÇÃO
As principais preocupações dos participantes dizem
respeito ao processo de correção e avaliação, além
da compreensão das competências estipuladas. Há
constantes indagações como:
Quem vai avaliar a redação?
O texto produzido por você será avaliado por, pelo me-
nos, dois professores, de forma independente, sem que
um conheça a nota atribuída pelo outro.
Como a redação será avaliada?
Os dois professores avaliarão o seu desempenho de
acordo com os seguintes critérios:
trar capaz de ler a proposta,
composta por elementos
como o TEMA, a COLETÂNEA
DE TEXTOS DE APOIO e os
COMANDOS VERBAIS. Essa
leitura benfeita te levará aos
elementos essenciais para
a elaboração do seu texto.
A recomendação principal
em relação ao tema é que
você seja preciso, objetivo
ao abordá-lo, e já apresentá-
-lo no primeiro parágrafo de
sua dissertação. É ele quem
determina o contexto argu-
mentativo de sua TESE.
A TESE é uma afirmação
ou opinião sobre o tema
em torno do qual todos os
fundamentos giram. Em
resumo, é a espinha dorsal
da sua redação, pois aborda
as questões centrais da dis-
cussão promovida pelo seu
texto. Deve, por conta disso,
parecer clara ao leitor.
1
Demonstrar domínio da
norma padrão da língua
escrita.
Nessa competência serão
cobrados os conhecimentos
gramaticais que você vem
adquirindo nos sucessivos
anos escolares: ortografia,
acentuação, pontuação,
concordância verbal e no-
minal, regência, aspectos
semânticos, elementos de
coesão, perfeito uso dos
modos e tempos verbais.
2
Compreender a propos-
ta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas
de conhecimento para de-
senvolver o tema dentro dos
limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
Essa é uma cobrança de
leitura. Você deve se mos-
Competências