Página 13 - Caderno 1-A TARDE Enem

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Salvador-BA, domingo, 01/09/2013
A COLETÂNEA DE TEXTOS
DE APOIO também deve
ser devidamente utilizada.
Capturar a ideia ou as ideias
trazidas por cada texto é a
sua missão em relação a ela.
Cada texto
(verbal, literário
ou não literário, não verbal
ou em verso)
traz consigo
uma perspectiva temática
que deve ser contemplada
por você sob a forma de
uma argumentação original.
Os COMANDOS VERBAIS
direcionam a sua leitura
e esclarecem a proposta.
Fique atento a eles.
3
Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões
e argumentos em defesa de
um ponto de vista.
Você deverá elaborar um
texto dissertativo-argu-
mentativo e, para tanto, é
necessário se organizar para
a defesa de seu ponto de
vista sobre o tema proposto.
Nele, a sua opinião é funda-
mentada com explicações e
argumentos, para formar a
opinião do leitor, tentando
convencê-lo de que a ideia
defendida está correta. É
preciso, portanto, expor e
explicar ideias. Daí a sua
dupla natureza: é argu-
mentativo porque defende
uma tese, uma opinião, e
é dissertativo porque se
utiliza de explicações para
justificá-la. Seu objetivo é
convencer ou tentar con-
vencer o leitor mediante a
apresentação de razões, em
face da evidência de provas
e à luz de um raciocínio coe-
rente e consistente.
Como já foi dito, por ser
essa uma avaliação de suas
opiniões e de seu conhe-
cimento de mundo, toda
crítica elaborada por você
deve vir FUNDAMENTADA
por fatos, constatações, da-
dos, comparações, citações
que legitimem a perspectiva
(e a TESE) defendida em seu
texto. A coerente relação
entre o que a prova pede -
através dos comandos -, o
encadeamento coeso entre
as ideias, suas análises e as
informações que as compro-
vam constituem o conceito
do que é ARGUMENTO.
4
Demonstrar conheci-
mento dos mecanismos
linguísticos necessários
para a construção da argu-
mentação.
Compreender que, em um
texto, as ideias se entrela-
çam para formar um todo
lógico e coeso facilita a
compreensão do que sejam
os elementos que ligam,
inter-relacionam as ideias
no decorrer do texto. Os
pronomes, as conjunções,
os sinônimos, os hipônimos,
os hiperônimos e a própria
relação de ideias exercem
esse papel de construtores
do tecido textual.
5
Elaborar uma proposta
de intervenção para o
problema abordado, respei-
tando os direitos humanos.
A solução apontada deve
contemplar cada ponto
abordado na sua argumen-
tação. Assim, a proposta de
intervenção deve manter
um vínculo direto com a
tese desenvolvida no texto e
manter coerência com os ar-
gumentos utilizados, já que
expressa a sua visão como
autor. A proposta de inter-
Quais as razões para se atribuir
nota 0 (zero) a uma redação?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das
características a seguir:
Fuga total ao tema.
Não obediência à estrutura
dissertativa-argumentativa.
Texto com até 7 (sete) linhas.
Impropérios, desenhos ou outras formas proposi-
tais de anulação.
Desrespeito aos direitos humanos (desconsidera-
ção da Competência 5).
Folha de redação em branco, mesmo que seu
texto tenha sido escrito no rascunho.
Em 2012, a inserção, na redação, de trechos aparen-
temente alheios ao tema, como receitas culinárias, foi
objeto de muita polêmica. Recomenda-se, portanto,
evitá-los.
venção precisa ser detalha-
da e trazer, precisamente,
os meios para que possa ser
realizada. Deve, ainda, res-
peitar os direitos humanos,
ou seja, não poderá conter
perspectiva preconceituosa
ou que agrida a cidadania, a
liberdade, a solidariedade e
a diversidade cultural. Pro-
cure evitar propostas vagas;
argumente de modo a ser
mais específico.