Página 77 - A&D_v23_n3_2011

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Gabriel Teixeira Ervilha, Frederick Fagundes Alves, Adriano Provezano Gomes
Bahia anál. dados, Salvador, v. 23, n. 3, p.553-566, jul./set. 2013
561
da amostra, que apresentaram um gasto médio de
R$ 231,28 anuais
per capita.
Dado esse fato, o mu-
nicípio em questão foi caracterizado como
outlier
e
procedeu-se com a remoção deste da amostra para,
posteriormente, ser efetuado o cálculo da eficiência.
Eficiência dos gastos públicos com educação
A análise da eficiência dos municípios na gera-
ção do IFDM Educação revela três municípios que
foram considerados 100% eficientes: Amélia Rodri-
gues, Salvador e Santo Antônio de Jesus.
Nos municípios 100% eficientes, segundo a me-
todologia aplicada, nota-se uma clara disparidade
quanto ao fator populacional, desde a capital do
estado até um município considerado de pequeno
porte. Vale destacar que o insumo gasto
per capita
foi utilizado devido à não observação precisa das
informações referentes a gasto por estudante, que
poderiam apresentar resultados mais precisos.
A medida de eficiência calculada não leva em
consideração julgamentos morais a respeito dos
índices educacionais dos municípios, consideran-
do-os eficientes sob uma ótica meramente técni-
ca. Contudo, mesmo eficientes, cabe ressaltar que
não se pode afirmar que tais informações indicam
que os municípios em questão não precisam me-
lhorar a qualidade de sua educação, mas sim que,
provavelmente, eles fazem o melhor que podem
com a aplicação atual dos recursos.
Quanto aos demais municípios analisados, a
Figura 2 apresenta a divisão espacial da eficiência
no estado da Bahia.
Dos 367 municípios analisados para o fator edu-
cação, cinco tiveram eficiências técnicas nos gas-
tos com educação abaixo de 0,25 (25% de eficiên-
cia); 172, entre 0,25 e 0,40; 147, entre 0,40 e 0,55;
32, entre 0,56 e 0,70, e somente 11 municípios,
acima dos 70% de eficiência. Mesmo não poden-
do tirar conclusões técnicas ao comparar o índice
de eficiência e o IFDM, observa-se que, ao extrair
uma média de eficiência entre os 367 municípios da
amostra, o índice médio de eficiência seria 0,425,
muito inferior à média do IFDM Educação desses
municípios, que seria de 0,592. Isso pode significar
que a deficiência dos municípios encontra-se mais
intensa na eficiência dos gastos se comparada com
os determinantes do IFDM Educação.
Não se observa uma grande concentração
espacial da eficiência, mas pequenos grupos de
municípios, com destaque ao grupo de municípios
próximos da região metropolitana de Salvador.
Eficiência dos gastos públicos com saúde
Nos gastos públicos com saúde, também foram
encontrados três municípios considerados 100%
Tabela 1
Input
,
output
e população dos municípios 100%
eficientes no gasto público educacional
Município
Gasto
per capita
(1)
IFDM
Educação População
Amélia Rodrigues
268,07
0.7625
25.190
Salvador
147,71
0.6550
2.675.656
Santo Antônio de Jesus
204,30
0.7312
90.985
(1) Gasto médio em R$.
Fonte: STN – Ministério da Fazenda, FIRJAN e IBGE.
Figura 2
A eficiência dos gastos públicos em educação dos
municípios baianos
Fonte: Resultados da pesquisa.