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Desenvolvimento municipal e eficiência dos gastos públicos na Bahia: umaanálise do IFDMa partir da
metodologia DEA
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Bahia anál. dados, Salvador, v. 23, n. 3, p.553-566, jul./set. 2013
A utilização da média geométrica faz com que
uma baixa eficiência em quaisquer das dimensões
reflita mais diretamente no índice, além de não per-
mitir substitutibilidade perfeita entre os componen-
tes, como ocorre na média simples.
Desta maneira, a presente metodologia apre-
senta um novo componente de análise com base
no IFDM, de modo a levar em consideração a efi-
ciência média de cada município na provisão dos
itens que compõem o índice original.
Base de dados
Referência para o acompanhamento do de-
senvolvimento socioeconômico brasileiro, o Índice
Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acom-
panha três áreas: eemprego e renda, educação e
saúde e utiliza-se exclusivamente de estatísticas
públicas oficiais. O IFDM do ano de 2010 (edição
2012) foi a referência para tal pesquisa.
Os dados referentes aos gastos municipais em
educação e saúde foram obtidos pelas médias
per
capita
dos dispêndios municipais entre os anos
2005 e 2010 e baseados nas informações disponí-
veis na Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada
ao Ministério da Fazenda. Os dados sobre a popu-
lação municipal e o Índice de Gini foram adquiridos
a partir das estatísticas do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE). Para o cálculo do
índice de eficiência, depois de excluídos os municí-
pios por falta de dados e removido o
outlier
, foram
considerados 367 municípios.
RESULTADOS
Avaliação da presença de
outliers
A fim de fornecer credibilidade aos índices de
eficiência estimados, é importante observar a pre-
sença de
outliers
. A Figura 1 apresenta o histogra-
ma do teste
leverage
que revela a existência desses
casos extremos em relação aos gastos com edu-
cação e com saúde. Para a amostra selecionada,
no caso da educação, não houve municípios que
se revelaram influentes em relação à fronteira de
eficiência. No caso da saúde, apenas o município
de Madre de Deus foi caracterizado como
outlier
.
Em 2010, o município de Madre de Deus possuía
um IFDMSaúde de 0,798, sendo que seus gastos
per
capita
médio com saúde entre os anos analisados
foi de R$ 1.073,29 anuais. Tal valor ficou conside-
ravelmente acima da média dos demais municípios
Figura 1
Histograma da distribuição dos leverages em
relação aos gastos com educação e saúde
Fonte: Resultados da pesquisa.