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Gabriel Teixeira Ervilha, Frederick Fagundes Alves, Adriano Provezano Gomes
Bahia anál. dados, Salvador, v. 23, n. 3, p.553-566, jul./set. 2013
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que podem proporcionar mudanças nos indicado-
res de desenvolvimento municipal e consequente
alteração de como aquele município é visto aos
olhares dos agentes econômicos.
É dentro desse contexto
que o presente trabalho tem
o objetivo não de criar uma
metodologia de ajustamento
para o IFDM vigente, mas
sim de mostrar como um
novo componente, a eficiên-
cia, pode evidenciar quais municípios fazem o me-
lhor uso de seus recursos e de que maneira isso
pode impactar nos resultados alcançados por eles,
fornecendo uma indicação do desenvolvimento que
poderia estar ao alcance do município que utilizas-
se seus recursos de maneira mais eficiente.
Além da presente introdução, o trabalho contém
mais quatro seções: na segunda procura-se discutir
o papel da eficiência nas políticas públicas e fazer
uma revisão na literatura referente à mensuração
dessa mesma eficiência por meio da análise envol-
tória de dados; na terceira procuram-se definir os
meios pelos quais se espera atingir o objetivo pro-
posto no trabalho; a quarta seção apresenta e dis-
cute os resultados obtidos pela pesquisa, e a quinta
consiste nas considerações finais.
EFICIÊNCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
É papel da gestão pública prover os municí-
pios de educação, saúde, moradia, segurança e
previdência social, dentre outros serviços. Assim,
uma gestão eficaz deve ser aquela que consegue
disponibilizar estes serviços com qualidade e em
quantidade demandada pela sociedade, consumin-
do o mínimo possível de recursos. Usualmente, as
organizações dispõem de uma infinidade de indica-
dores financeiros e operacionais usados para medir
o seu desempenho. É através do acompanhamento
de indicadores que os gestores monitoram o de-
sempenho organizacional, apuram os desvios em
relação ao que fora previsto e verificam se as metas
estratégicas serão atingidas.
Diferentemente de uma empresa, o poder públi-
co não possui fins lucrativos. Suas receitas devem
ser suficientes para cobrir as
despesas incorridas na pres-
tação dos serviços públicos.
Desta maneira, uma forma
de medir o desempenho do
gestor público é acompanhar
a execução orçamentária da
unidade pública por ele administrada. Não obstante,
um município pode apresentar superávit sem que,
no entanto, sua população tenha acesso a serviços
públicos de qualidade.
Assim, deve-se analisar a gestão dos recursos
públicos na obtenção de qualidade e eficiência das
políticas públicas, mensuradas via indicadores que
medem a qualidade de vida da população. Dessa
forma, pode-se encontrar um aparato importante na
averiguação das possíveis estratégias que devem
ser tomadas na busca da melhor gestão pública.
A investigação da eficiência da gestão pública
através da análise envoltória de dados
Considerando-se as inúmeras aplicações da
metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) na
avaliação, mensuração e comparação da eficiência
produtiva de unidades organizacionais, a avaliação
da eficiência dos gastos públicos tem-se destaca-
do, diante da comparação de dispêndios públicos
em todos os níveis governamentais e nas mais di-
versas áreas de gestão.
A metodologia DEA tem na sua origem o tra-
balho de Charnes, Cooper e Rhodes (1978) que
já possuíam o objetivo de desenvolver um método
para comparar a eficiência de escolas públicas con-
siderando uma série de insumos utilizados e de pro-
dutos gerados pela unidade de decisão, a escola.
Em âmbito internacional a técnica está mais dis-
seminada no campo das políticas públicas, como
ilustra o trabalho de Martié e Savié (2001), que aplica
Uma forma de medir o
desempenho do gestor público
é acompanhar a execução
orçamentária da unidade pública
por ele administrada