Página 14 - Caderno 2 - Enem 2013

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Salvador-BA, domingo, 08/09/2013
Professor Abdon Guerra
TEXTO COMENTADO
No parágrafo introdutório
, a aluna apresenta devidamente a
temática sugerida na proposta de redação, reconhecendo que
os grandes eventos que o Brasil sediará poderiam fomentar
a promoção de uma cultura esportiva e, consequentemente,
melhorar a saúde dos brasileiros. No entanto, na sua tese, ela
nega tal possibilidade, afirmando não ter sido este o objetivo
de tamanho investimento, mas atender às demandas de mer-
cado. Tal parágrafo já anuncia o provável cumprimento do que
é exigido na segunda competência: a compreensão do tema e
da tipologia textual exigida.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento
, a aluna traz o
viés crítico, demonstrado na introdução, através do ques-
tionamento sobre a incoerência de investimentos vultosos,
quando há uma carência em setores básicos. Tal questio-
namento ganha força quando cita que ele esteve presente,
também, nas manifestações que tomaram as ruas do Brasil
em junho deste ano. Desse modo, Marília continua dentro do
tema, posicionando-se com bons argumentos.
No terceiro parágrafo de desenvolvimento
, a estudante
comprova através de fatos acontecidos no Rio de Janeiro
e Bahia que, realmente, seguindo a lógica apresentada na
sua tese, os investimentos em pesada infraestrutura aten-
deram a prioridades que se distanciam de um legado que
promova na população uma saúde física e mental. Por-
tanto, podemos observar que, ao final do desenvolvimento
apresentado, através de três parágrafos, a aluna demons-
tra habilidade de selecionar, organizar e relacionar argu-
mentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista, aten-
dendo às exigências presentes na terceira competência.
No parágrafo de conclusão
, a aluna retoma o raciocínio
crítico demonstrado ao longo do texto e apresenta solu-
ções possíveis para que a população possa vir a usufruir
do que já foi feito, além de sugerir uma outra canalização
do investimento. Podemos observar, portanto, que, ao
final do texto, todas as competências foram contempla-
das, pois a norma padrão escrita da língua portuguesa é
respeitada, atendendo à primeira competência, e foram
dadas soluções concretas, possíveis, deixando muito claro
o respeito aos direitos humanos, exigência feita na quinta
competência.
No segundo parágrafo de desenvolvimento
, a aluna mantém
a coerência com a proposta temática e com o que foi apre-
sentado no parágrafo introdutório, reconhecendo a impor-
tância do esporte como elemento fundamental na promoção
da saúde e no processo de inclusão social. Dessa maneira, ela
demonstra utilizar os mecanismos linguísticos requeridos na
quarta competência. Está também coerente com a apresen-
tação da sua tese a crítica feita ao grande investimento para
construir estádios que, segundo sua opinião, não servirão
para a promoção da saúde e inclusão social, já que não serão
utilizados pela população.
A dissertação
argumentativa garante
o pensamento próprio
e a liberdade de
posicionar-se dentro
de uma argumentação
coerente que respeite
os direitos humanos.