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QUARTA-FEIRA
n71111n713
2
FIM DE JOGO
PARA O RACISMO
ESPECIAL CONSCIÊNCIA NEGRA
yquecimento para entrar em campo
y equipe escalada para preparar este especial recebeuu no último
dia 9Ou um grupo formado pelo historiador Jaime Sodré; pela
professora yna Lúcia Teixeira; pelo fotógrafo yristides ylves e yna
Placidinou representante da yssociação para a Preservação do
Patrimônio Bantu -ycbantu). O objetivo foi discutir a pauta com
elesu que representaram os leitores e especialistas em temas
abordados nos cadernos publicados em y TyfDt desde 900}.
tSCylyÇ×O
yrtNvy
1}ª CykINqyvy vy
lIBtRvyvt
x ação do Fórum
de Entidades Negras da
wahia traz o tema
×19 anos
da Lei 19.639/2993
”
. Com
sa
í
da do Curuzu,
à
s 15h, em
direç
ã
o ao gelourinho
}4ª kyRCqy vy CONeCIéNCIy
NtrRy
Com bandas
mamafeu Tauan, Aspiral do
Reggae, Nova Saga e
Bomboche. Sa
í
da do Campo
Grande,
à
s 15h, atî a graça
da Sî
eqOa vt v×O t y CyRybyNy
BlyCn
Largo gedro
Archanjo,
à
s 21h. Gratuito
ORQcteTRy kcetOFÔNICy
O grupo apresenta o
espetáculo Ibejis. Solar
Ferr
ã
o, 15h39. Grátis
5º lybyrtk vy teTèTcy vt
]ckBI vOe hylkyRte
graça
da Sî,
à
s 1rh
eqOa vt rRyÇy ONyeIlé
Largo Tereza Batista,
à
s 21h.
Gratuito
OlOvck t Tqt hlyTTtRe
Concha Ac
ú
stica do TCA,
à
s
18h. Ingresso: R$29 (inteira)
qOktNyrtk y ycrceTO
OkOlc
Espetáculo com
alunos da Escola de Dança da
Funceb,
à
s 29h, na Sala
grincipal do TCA. Gratuito
II FÓRck INTtRNyCIONyl 20
vt NObtkBRO t bII FÓRck
hRÓ~Ircylvyvt RyCIyl t
INClce×O eOCIyl vO
RtCÔNCybO
Organizado pela
Universidade Federal do
Recôncavo da Bahia (UFRB),
o fórum começa hoje e vai
atî o dia 22, em Cruz das
Almas. Alîm da programaç
ã
o
acadêmica, shows da banda
Didá, Lazzo Matumbi e Luiz
Melodia. grogramaç
ã
o:
www.ufrb.edu.br/forum/
programacao
tXhtvItNTt
voordenação
CLEIDIANA RAMOS
Edição
CLEIDIANA RAMOS, MEIRE OLI`EIRA E LUIZ TELES
grojeto Gráfico e uiagramação
LUDMILA CUNpA
Edição de sotografia
CARLOS CASAES E IRACEMA CpEQUER
Tratamento de imagem
MARCELO `ALNEI
hèrINy }
`amos promover
um diálogo entre educaç
ã
o
f
í
sica, história, geografia e a
sociologia com aulas e
seminários sobre futebol
abordando as faces do
racismo e do capitalismo.
`ale destacar a hegemonia
do futebol no curr
í
culo da
educaç
ã
o f
í
sica e a
constataç
ã
o de poucos
jovens conseguirem fazer
carreira no esporte. g
ú
blico
alvo: Ensino Fundamental II
e Ensino Mîdio. As
referências teóricas na
reportagem s
ã
o
fundamentais.
hèrINy 4
Diante do esforço
para conter o racismo no
futebol, que tal levarmos
nosso alunos a buscar novas
condutas? `ale elaborar uma
peça teatral dentro do
contexto e propor a
construç
ã
o da cartilha
antirracismo na escola. O
tema pode ser bem
trabalhado com a
comunidade escolar.
hèrINy 5
ëtima
oportunidade para trabalhar
o l
ú
dico no ensino
Fundamental I com a estîtica
dos cabelos de jogadores.
Que tal uma homenagem ao
nosso atletas do futebol? A
sugest
ã
o î um desfile dos
nossos alunos com os cortes
identificados como mais
originais nas escolas, pois î
o que mais temos neste
universo.
hèrINy 6
O texto sobre a
ascens
ã
o traz a oportunidade
de lançar o desafio para
elaborar um livro com textos
dos alunos sobre as
personalidades negras no
futebol e como deram a
volta por cima. Assim î
poss
í
vel apresentar os mais
diversas formatos da
discriminaç
ã
o no universo do
esporte.
hèrINy O
Com o debate
JOeIyNt ClIkyCO
Professora e mestranda em tducação pela cfba
DICAS gARA AgLICAR A LEI 19.639 / 2993
sobre o comîrcio na Copa o
ideal î promover um evento
esportivo. Os alunos devem
ser responsáveis por todas as
etapas da realizaç
ã
o. godem
ser analisados os custos com
a Copa do Mundo 291r e os
impactos para a populaç
ã
o
hèrINy 9
O texto sobre
gênero pode nos levar a tirar
as meninas do canto nas
aulas de educaç
ã
o f
í
sica.
`amos abordar a discuss
ã
o
sobre a demora para a
mulher chegar ao ápice da
carreira. Nas aulas práticas,
estabeleça regras com os
seus alunos para maior
participaç
ã
o das meninas em
jogos coletivos.
hèrINy 10
A partir da
reportagem sobre os
impactos dos apelidos, que
tal um projeto para
determinar aç
õ
es e
mudanças de atitudes entre
os alunos com relaç
ã
o ao
bullying? Este fenômeno
dificulta a aprendizagem e
provoca evas
ã
o escolar. A
proposta î articular um
concurso de redaç
ã
o, peças
teatrais, jograis e v
í
deos que
evidenciem o tema.
hèrINy 11
A referência
à
religiosidade no esporte î
ideal para trabalhar temas
como cultura popular,
folclore e cultura de massa.
Mapeie e reflita com os
estudantes temas sobre as
manifestaç
õ
es tradicionais e
as interferências massificadas
na comunidade. Concretize
com um Festival de Cultura
gopular.
hèrINy 12
O debate sobre a
prática individual e coletiva
de fî î um bom ponto de
partida para aulas de
sociologia e história. gode;se
discutir a intoler
â
ncia
religiosa. Construa com seus
alunos um quadro com casos
e manifestaç
õ
es sobre o
tema.
L
ú
cio Távora / Ag. A TARDE
Raul Spinassî / Ag. A TARDE
aesley Oliveira
protagoniza
ensaio fotográfico
realizado para
este especial
}
4
5
6
O
9
10
11
19
Inserç
ã
o do
negro nos
campos
brasileiros foi
lenta e gradual
genteados v
ã
o
da moda a
instrumentos
de afirmaç
ã
o
da identidade
Fifa tenta
definir puniç
õ
es
e mecanismos
mais r
í
gidos
contra racismo
Baianas e
ambulantes
reivindicam
postos de
trabalho
Mulher supera
barreira do
preconceito e
exerce várias
funç
õ
es
Apelidos de
jogadores
negros revelam
racismo
encoberto
Torcedores
apelam para o
sobrenatural e
pedem sorte
para o time
Esporte
desafia a
lógica e
favorece a
fî mágica
Negros
ganharam
espaço como
atletas, mas
sua presença î
t
í
mida nas
funç
õ
es de
comando
7
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