Página 2 - Caderno Consci

Versão HTML básica

SALVADOR
QUINTA-FEIRA
20/11/2014
2
ESPECIAL
C
O
N
S
C
I
Ê
N
C
I
A
N
E
G
R
A
4
/
5
Crianças mostram que
a herança cultural
africana tem uma rede
que liga vários
países
PÁGS. 4/5
Com
depoimentos sobre
racismo e intolerância
religiosa envolvendo toda
a comunidade escolar,
apresente os dados
através de gráficos e
legendas. Ótimo para
matemática e
português
6
Escravidão deixou
marcas de
desigualdade que o
Brasil luta para
combater
PÁG. 6
Vamos
mergulhar no jogo
“Se eu fosse você?”. A
partir dele é possível
desmistificar os
estereótipos e destacar a
influência das três etnias
que compõem a
formação do povo
brasileiro
7
Brincadeiras do
passado ensinam lições
para fazer do mundo
um lugar melhor
para todos
PÁG. 7
Realizar um
inventário de brincadeiras
e costumes por meio de
entrevistas com pais, avós
e pessoas mais velhas das
comunidades onde as
crianças estão
inseridas
8
Religiões
afro-brasileiras
valorizam as crianças
com o culto aos
deuses-meninos
PÁG. 8
Evidencie de forma
lúdica a construção de
um dominó filosófico com
figuras relativas aos
valores e o outro lado
com conceitos. Indicação
para o ensino
fundamental I
Volte seis
casas e
pesquise sobre
Zumbi dos
Palmares
9
Conheça as histórias da
garotada que mora em
Ilha de Maré, que é um
bairro de Salvador
diferenciado
PÁG. 9
Um
convite para a
produção de histórias em
quadrinhos a partir do
tema “Minha
comunidade, minha
vida”. O professor poderá
conhecer a realidade e
a prática social dos
estudantes
10
Meninas e meninos
estão usando a
literatura e a música
para combater o
preconceito
PÁG. 10
Professores,
organizem uma “mostra
de arte” na escola,
valorizando todas as
linguagens artísticas
que os estudantes da
turma possam
expressar
Volte duas
casas e só
avance depois
de cantar uma
música
11
Cabelo em estilo afro e
roupa antenada com a
moda black deixam a
garotada cheia
de charme
14
Confira as boas notícias
da Lei 10.639/2003 e
como era o tempo de
escola de algumas
celebridades
PÁG. 11
Que tal
realizar um desfile
na escola articulado com
comerciantes da
comunidade que
potencializam a estética
afro? Trabalhar a
autoestima de nossas
crianças e sua
identidade
PÁGS. 12/13
Vamos fazer uma
leitura imagética?
Problematizar as
constatações infantis é
um bom começo para
produção textual. Indico
para séries iniciais
do ensino
fundamental I
PÁG. 14
Construir um
quebra-cabeça com
personalidades negras
internacionais,
nacionais e regionais.
Apresentar o contexto
histórico das
personalidades
Volte duas
casas e
escolha 3 fotos
para analisar
melhor
Conheça a infância de pessoas que
lutaram contra o racismo no Brasil
“Meu nome é Luiza Franquelina da
Rocha, um nome gigante e pesado
para alguém de apenas 10 anos.
Nasci na linda cidade de Cachoeira,
na Bahia, entre os mistérios das
divindades trazidas da África pelos
meus avós, que foram escravizados
pela maldade dos humanos. Eu
sou filha do vodum Oyá e, como
ela, adoro vadiar pelos cantos do
mundo, sendo vento em muito
movimento”
Saiba mais da história dessa
menina contada por Marlon Marcos,
omorisá Iemanjá, poeta, jornalista e
antropólogo. Você encontra essa e
outras belas histórias no blog Mundo
Afro
(www.mundoafro.atarde.com.br).
LUIZA LIGEIRA: A
MENINA GAIAKU
LUDMILA CUNHA
Projeto gráfico e diagramação
IRACEMA CHEQUER
Fotografia
Coordenação
CLEIDIANA RAMOS E HILCÉLIA FALCÃO
Edição
CLEIDIANA RAMOS E MEIRE OLIVEIRA
Edição de Fotografia
CARLOS CASAES E IRACEMA CHEQUER
Tratamento de imagens
VALNEI MARCELO
Revisão
CRISTIANE SAMPAIO
BRUNO AZIZ
Ilustração
JOSIANE CLIMACO
Professora e mestranda
em Educação pela Ufba
EXPEDIENTE
12
/
13
Fotografias do passado
e do presente mostram
a beleza e a alegria das
crianças
da Bahia
15
Resolva um
caça-palavras e descubra
mais diversões no blog
Mundo Afro
16
Fique por dentro do
que aconteceu nos
bastidores para a
produção deste
especial
A TURMA SE DIVIDE EM EQUIPES. O PROFESSOR@ É O JUIZ. CADA EQUIPE USA UM CAROÇO DE FEIJÃO
PARA MARCAR AVANÇOS DE CASAS A PARTIR DA INDICAÇÃO DE UM DADO. SE FOR CASA QUE TEM Nº
DE PÁGINA, A EQUIPE DEBATE O CONTEÚDO QUE ELA TRAZ. SE FOR CASA DE DICA PEDAGÓGICA, AJUDA
@ PROFESS@R A PLANEJAR A ATIVIDADE INDICADA. GANHA QUEM CHEGAR PRIMEIRO À CASA 16.