Página 149 - A&D_v23_n3_2011

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Bahia anál. dados, Salvador, v. 23, n. 3, p.633-652, jul./set. 2013
633
Gastos em inovação na
indústria brasileira e os
efeitos sobre o
market share
regional
Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida*
Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho**
Resumo
O novo contexto pós-abertura comercial da economia brasileira na década de 90 mostra
a necessidade de as indústrias situadas nos estados aumentarem de forma contínua
suas competitividades, em especial aquelas firmas localizadas nas regiões geográfi-
cas com pior desenvolvimento socioeconômico. Nesse sentido, o objetivo deste artigo
é avaliar os principais determinantes do crescimento do
market share
industrial numa
perspectiva regionalizada, baseada nas ideias sumarizadas na equação replicator dyna-
mics, utilizada na abordagem evolucionária em economia, tendo em vista compreender,
sobretudo, o papel da eficiência dos gastos em inovação tecnológica nesse processo.
Para tanto são usados os dados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) (2000,
2003, 2005 e 2008), da Análise Envoltória de Dados (DEA – Data Envelopment Analy-
sis) com supereficiência e abordagem econométrica de dados em painel. Os resultados
sobre eficiência do esforço inovativo sinalizam, numa avaliação intertemporal, que as
indústrias situadas nas localidades consideradas ineficientes realoquem os gastos inter-
nos em P&D para aquisição de conhecimento fora do âmbito da firma para incrementar
a performance do impacto das inovações. Por fim, a eficiência dos recursos em ino-
vações, com defasagem de um período, apresenta relação positiva e estatisticamente
significativa com o crescimento do
market share
.
Palavras-chave:
Competitividade. Inovação tecnológica. Eficiência.
Market share
.
* Doutorando em Economia e mes-
tre em Economia pela Universi-
dade Federal da Paraíba (UFPB).
Professor-assistente do Depar-
tamento de Economia da UFPB.
** Doutor em Economia da Indústria
e da Tecnologia pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
e mestre em Economia pela Uni-
versidade Federal de Pernambu-
co (UFPE). Professor adjunto do
Departamento de Economia e do
Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Federal
da Paraíba (UFPB).
Bahia
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