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Salvador-BA, domingo, 20/10/2013
Simulado de Redação
ENEM Jornal A TARDE/
Colégio Oficina
As redações dos participantes do
Simulado de Redação do Grupo A TARDE
em parceria com o Colégio Oficina
foram corrigidas segundo os critérios
adotados pelo ENEM e de acordo com o
Guia do Participante 2013.
O candidato IGOR JENKINS PAIM
OLIVEIRA, aluno do Colégio Sartre COC,
apresentou o melhor texto, obtendo
um total de 960 pontos de uma
corretora e 800 da outra. Concordo
com os 960 pontos, por entender que
o participante do Simulado de Redação
tem desenvoltura na arte da escrita,
leu e entendeu corretamente o tema,
argumenta bem e propõe medidas
interventivas bem fundamentadas
e com possibilidade de realização.
Além disso, demonstra certo domínio
dos mecanismos gramaticais e dos
elementos de coesão.
Anya Moura, professora de Linguagens
e Códigos do Colégio Oficina
A (co)existência de diferentes realidades no mundo virtual
A sociedade contemporânea experimenta uma realidade antes ape-
nas idealizada: estabelecer contato com alguém em poucos segun-
dos, por meio das redes sociais. Contudo, tal facilidade de diálogo es-
timula o culto à espetacularização do cotidiano, além de distanciar as
pessoas e enfraquecer laços afetivos, por mais antagônico que possa
parecer. Entretanto, as redes também promovem a possibilidade de
refletir sobre as questões do nosso tempo, indagando por mudanças
e – em muitos casos – concretizando-as.
Conforme reflexão estabelecida pelo sociólogo Zygmunt Bauman, em
sua obra sobre o “amor líquido”, os vínculos afetivos contemporâneos
são marcados pela fragilidade e pela conveniência. Em redes sociais,
como o Facebook, pouco importa a qualidade dos “amigos” que cada
indivíduo possui, sendo a quantidade o fator preponderante. Além
disso, há uma espetacularização do cotidiano acentuada, gerada pela
necessidade de mostrar para todos os que fazemos, ao contrário de
usufruir do momento. Tais características são inerentes aos relacio-
namentos interpessoais contemporâneos, marcados por sua liquidez
e inconsistência.
Por outro lado, o universo virtual também é utilizado para idealizar
mudanças, lutar por elas. Os recentes levantes populares – organiza-
dos através das redes sociais – em várias partes do mundo, são uma
prova disso. No Egito, houve a queda de um ditador (Hormi Mubarak)
e a eleição democrática de um presidente (Mohamed Mursi). Nesse
contexto, os meios virtuais de comunicação proporcionaram refle-
xões que convergiram em mudanças políticas e sociais, demonstran-
do o caráter multifacetário dos mesmos.
Portanto, as redes sociais possibilitam a plena
discussão de ideias, além de abrigar conteúdos
frágeis e superficiais. Logo, é fundamental que
exista, na grade das escolas brasileiras, uma
disciplina que verse sobre o uso múltiplo das
ferramentas de comunicação virtuais, esti-
mulando um uso construtivo das mesmas,
além de campanhas publicitárias, com a
mesma finalidade, para o público em geral,
por parte do governo. As redes sociais, por si
só, não possuem autonomia para estimular ou
restringir, cabendo a nós fazer um bom uso delas.
IGOR JENKINS PAIM OLIVEIRA,
aluno do Colégio Sartre COC
REDAÇÃO VENCEDORA