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Salvador-BA, domingo, 20/10/2013
Professor Tárcio Carvalho
TEXTO COMENTADO
Sobre a introdução
Na introdução de seu texto, Milla Pamplona apresenta
o tema: a problemática da água no Brasil e no mundo.
Acrescenta à apresentação do tema a tese que vai
defender: a ausência de políticas públicas de geren-
ciamento do uso da água no Brasil e no mundo tem
sido a causa de muitos conflitos.
Dessa forma, atende muito bem ao que propõe a
competência 2: Compreender a proposta de redação
e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento
para desenvolver o tema
TEMA + TESE é uma excelente combinação para
construir o parágrafo introdutório, porque já apre-
senta a composição do processo argumentativo.
Sobre o Desenvolvimento
O Parágrafo de Desenvolvimento deve
trazer a argumentação que respaldará
a tese e convencerá o leitor. Milla
utiliza estratégias argumentativas
para expor o problema da água e
detalhar os argumentos utilizados,
conforme propõe o Guia do
Participante 2013. Observe:
No primeiro parágrafo de
desenvolvimento, Milla argumenta
dizendo que os conflitos provocados
pela questão da água estão, hoje,
vinculados à ação humana, e explica
como isso aumentou os fatores dos
conflitos. Usa como estratégia de
convencimento, exemplos e fatos
comprováveis.
No segundo parágrafo, ela discute
que resolver a problemática da água
é o grande desafio do século XXI.
Apresenta, em seguida, os diferentes
problemas existentes hoje no mundo
devido “à má distribuição desse bem
universal”.
Sobre a Conclusão
Lembrando que o direito à agua
representa o direito à vida, volta
à medida afirmativa proposta: a
cooperação. Conclui, assim, que “é
preciso que governos, empresas,
ONGS, e comunidades trabalhem
juntas em prol da criação de
meios que tornem a gestão da
água eficiente”. Amplia a sua ideia
propondo que “a cooperação regional
e internacional se torne prática
concreta na realidade mundial”.
A aluna apresenta também bom
encadeamento de ideias, perfeita
coesão e domínio gramatical.
Parabéns, Milla Pamplona!
No terceiro, ela começa afirmando
que “O Brasil é um exemplo claro
de quanto a problemática da água é
complexa”. Desenvolve sua ideia com
exemplos do que acontece em nosso
país. Conclui com a proposta de uma
medida interventiva: a cooperação.
Milla demonstra leitura, conhecimen-
to do assunto e capacidade de refletir,
pensar e se comunicar.
Ela desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de
um repertório sociocultural produtivo,
e apresenta excelente domínio do
texto dissertativo-argumentativo,
conforme determina a competência 2.
A aluna também apresenta
informações, fatos e opiniões
relacionados ao tema proposto, de
forma consistente e organizada,
configurando autoria, em defesa de
seu ponto de vista, de acordo com a
competência 3.