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Salvador-BA, domingo, 20/10/2013
Questão 09
Prece do brasileiro
Meu Deus,
só me lembro de vós para pedir,
mas de qualquer modo sempre é uma lembrança.
Desculpai vosso filho, que se veste
de humildade e esperança
e vos suplica: Olhai para o Nordeste
onde há fome, Senhor, e desespero
rodando nas estradas
entre esqueletos de animais.
Em Iguatu, Parambu, Baturité,Tauá
(vogais tão fortes não chegam até vós?)
vede as espectrais
procissões de braços estendidos,
assaltos, sobressaltos, armazéns
arrombados e — o que é pior — não tinham nada.
Fazei, Senhor, chover a chuva boa,
aquela que, florindo e reflorindo, soa
qual cantata de Bach em vossa glória
e dá vida ao boi, ao bode, à erva seca,
ao pobre sertanejo destruído
no que tem de mais doce e mais cruel:
a terra estorricada sempre amada.
ANDRADE. Carlos Drummond de. Prece do brasileiro.
Disponível em: http://www.memoriaviva.com.br/drummond/
poema064.htm>. Acesso em: 30 maio de 2011.
Nos versos drummonianos, o sujeito poético:
a) se expressa em um tom individualista, à me-
dida que pede em nome de projetos pessoais.
b) dialoga com Deus, na condição de homem
nordestino, privado de todos os direitos
básicos.
c) denuncia a desigualdade social alicerçada na
política injusta dos governantes, que sempre
estão no poder.
d) exterioriza seu sentimento de angústia e
sofrimento por causa do abandono divino
diante das injustiças sociais.
e) ironiza, na condição de ser humano, seu con-
tato com Deus tão somente em momentos
de necessidade.
a) O narrador alterna o relato de fatos impor-
tantes do passado com a narração de peque-
nos episódios mais recentes.
b) A ordem cronológica da narrativa vai confe-
rindo aos fatos relatados a importância real
que tiveram no passado.
c) A narrativa constrói-se a partir de um tem-
po reestruturado pela memória, em que os
acontecimentos se classificam segundo uma
ordem de importância subjetiva.
d) O relato dos acontecimentos não é feito em
ordem cronológica, porque, se o fosse, ficaria
falseada a importância dos fatos narrados,
visto que a memória é mentirosa.
e) O tempo da narrativa confunde na memória
os acontecimentos significativos com aque-
les que têm importância menor.
Questão 08
A lembrança da vida da gente se guarda em
trechos diversos, cada um com seu signo e sen-
timento, uns com os outros acho que nem não
misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo
sendo as coisas de rasa importância. De cada
vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pe-
sar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como
se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgoverna-
do. Assim eu acho, assim eu conto (...).Tem horas
antigas que ficaram muito mais perto da gente
do que outras,de recente data.
O trecho acima, de
Grande Sertão: Veredas
, de
Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do
tratamento dado ao tempo nessa obra. Esse tra-
tamento é explicitado em:
Os textos literários em verso ou
em prosa também são assuntos
recorrentes no ENEM. Em 2012,
foram 16 questões envolvendo
textos literários. Foram três textos
de Drummond, dois de Manoel de
Barros, um de Lima Barreto. Os
outros foram Camões, Alencar,
Cecília Meireles, R. Alves, Cacaso,
Rubem Fonseca, Rubem Braga,
Luiz Fernando Veríssimo. Veja
como os organizadores explicitam
isso nos conteúdos divulgados.
Estudo do texto literário: relações
entre produção literária e processo
social, concepções artísticas,
procedimentos de construção e
recepção de textos
- produção
literária e processo social;
processos de formação literária e
de formação nacional; produção
de textos literários, sua recepção
e a constituição do patrimônio
literário nacional; relações entre
a dialética cosmopolitismo/
localismo e a produção
literária nacional; elementos
de continuidade e ruptura
entre os diversos momentos da
literatura brasileira; associações
entre concepções artísticas e
procedimentos de construção do
texto literário em seus gêneros
(épico/narrativo, lírico e dramático)
e formas diversas; articulações
entre os recursos expressivos
e estruturais do texto literário
e o processo social relacionado
ao momento de sua produção;
representação literária: natureza,
função, organização e estrutura
do texto literário; relações entre
literatura, outras artes e outros
saberes.
http://itisalwayssunnyinparaiba.blogspot.com.br
/2011/11/sertao.html
(UC-BA-adaptado)
(UEFS 2011.2)