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Salvador-BA, domingo, 08/09/2013
Interpretar enunciados faz a
diferença na pontuação do ENEM
Algumas respostas já estão indicadas na chamada da questão,
mas é preciso entender o que se pede
Para responder corretamente as questões da prova do
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), não basta
apenas conhecer os assuntos, é preciso interpretar os
enunciados. Muitas vezes, as respostas das questões
estão na própria chamada do quesito. Diferente do que
alguns ainda pensam, o exame não utiliza pegadinhas
na elaboração das questões, mas exige conhecimento
e, essencialmente, capacidade leitora do candidato.
De acordo com o professor de língua portuguesa do Colégio
Oficina, Abdon Guerra, a dica principal é que o estudante
fique atento às marcas que o texto traz, para interpre-
tar os comandos verbais. “O que acontece, muitas vezes,
é que, pela ansiedade própria do momento, o candidato
não percebe que as respostas estão bem na sua frente.
Prestar atenção aos comandos verbais é fundamental.
Por exemplo, saber a diferença entre ir ao encontro e
ir de encontro; não confundir retificar com ratificar”.
E para treinar essa capacidade de ler e interpretar textos,
o estudante precisa criar, no mínimo, hábitos de leitura
diária, mais ainda pelo fato de a prova do ENEM cobrar
conteúdos sobre os acontecimentos atuais no Brasil e no
mundo, portanto, ao mesmo tempo em que o estudante
procura se atualizar nos assuntos mundiais, ele também
está treinando a sua capacidade de interpretação textual.
Conforme o professor de língua portuguesa do Colégio
Gregor Mendel, Lucas Rocha, todos os dias, o candidato ao
ENEM deve ler revistas, jornais, pesquisar em sites segu-
ros na internet, entre outros meios para melhorar o seu
poder de interpretação. “É de suma importância manter-
se produzindo leitura para que, com este hábito em dia,
naturalmente, lidar melhor com questões e textos que
necessitem de interpretação. Ademais, é – após intensi-
ficar a leitura – trabalhar melhor com informações. Saber
lidar com informações é básico para conseguir interpretar
melhor. Chamamos este manuseio com a informação de
Grau de Informatividade. Tendo estas duas características
Linguagem não verbal
A professora de língua portuguesa, também do Gregor
Mendel, Anna Carvalho, ainda ressalta que a composição de
interpretações ultrapassa a noção de linguagem verbal. “O
ENEM explora muito o formato da linguagem no seu estado
não verbal, através de diversas imagens, em charges, em
fotografias, em gráficos e em outros recursos que podem
trazer informações. O estudante que entende tais constru-
ções se diferencia na análise das questões e na observância
das alternativas. Por conta disso, seu domínio é impres-
cindível para o melhor rendimento no exame”, explica.
Com a aproximação do dia da prova, o ideal é controlar
a ansiedade e partir para a leitura, que só lhe dará mais
capacidade de resposta. Para quem não está muito habi-
tuado a ler, como é o caso da estudante de cursinho pré-
vestibular Geovanna Leite, 23, não tem para onde correr:
tem que ler. E para isso, o professor de português do curso
Grandes Mestres, Tarsis Vaz, diz que a leitura deve come-
çar a partir de um tema de preferência pessoal, mas sem
esquecer que, além de notícias sobre os acontecimentos
atuais, a literatura também tem peso importante na prova.
“Ler com frequência é importante, mas não basta! O ENEM
tem provado que interpretar requer ‘contato com textos
de gêneros diferentes’. O notável leitor de romances terá
suas vantagens no dia da prova, mas, além de Graciliano
Ramos, também encontrará fotografias, piadas do Twitter
e anúncios de ambulantes. É muito importante ler sobre
atualidades: ‘tecnologia’ e ‘corpolatria’ (cultura do corpo),
por exemplo, têm presença assídua nas provas”. Então,
observar comandos propostos, que é um quesito muito
importante para fazer uma boa prova, faz muita diferença.
Prestar atenção em situações como, por exemplo: “compa-
rar” é diferente de “resumir”; “identificar”, diferente de “ar-
gumentar”. Dessa forma, interprete as palavras desconhe-
cidas dentro do seu contexto. Sublinhe as definições com
o verbo “ser” e os exemplos citados. Atente para palavras
como ‘sempre’, ‘nunca’, ‘logo’, ‘somente’, ‘ainda’, ‘mesmo’: