Página 5 - Caderno 1-A TARDE Enem

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Salvador-BA, domingo, 01/09/2013
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Você sabe que desenvolver a capacidade leitora
é um dos maiores objetivos do ENEM? Então siga
conosco o caminho para a leitura das questões.
Leia com atenção as instruções para essa leitura.
O perfeito entendimento do texto, do enunciado
das questões e a análise consciente das alternati-
vas te levarão às respostas corretas.
Observe como fazer e siga o passo a passo.
Instruções:
I. Leia com muita atenção este texto verbal
sobre os gêneros textuais em nosso cotidia-
no. Não se esqueça de ler também a capa da
Revista Nova Escola. Percebeu que temos um
texto misto e outro verbal?
II. É fundamental ler as palavras e as gravuras,
tentar absorver as ideias principais e se en-
volver com os textos, senti-los.
III. Observou que o texto verbal é de tipologia
narrativa e a sua função é conativa?
IV. Percebeu que o enunciador tenta convencê-
lo da presença dos gêneros textuais em seu
cotidiano e, portanto, da importância de
entendê-los?
Faça, agora, a leitura do trecho que
ilustra a questão:
São inúmeros os gêneros aos quais recorremos
cotidianamente, pois precisamos deles para o
cumprimento da função comunicativa desempe-
nhada nas várias realidades sociais às quais os
indivíduos são submetidos. O aparecimento de
novos meios para a veiculação da comunicação
também é razão para o surgimento de novos
gêneros: o telefone, a TV, o celular, a internet...
Novos meios significam novos gêneros; bem
como o desaparecimento de meios antigos pode
fazer certos gêneros se dissiparem.
Questão 01
Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal
para saber das últimas novidades enquanto toma
café. Em seguida, vai até a caixa de correio e
descobre que recebeu folhetos de propaganda
e (surpresa!) uma carta de um amigo que está
morando em outro país. Depois, vai até a escola
e separa livros. No fim do dia, de volta a casa,
pega uma coletânea de poemas na estante e lê
alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa
relação com os textos escritos é assim: eles têm
formato próprio, suporte específico, possíveis
propósitos de leitura - em outras palavras, têm o
que os especialistas chamam de “características
função, o estilo e a composição do material a ser
lido. E é essa soma de características que define
os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto
com função comunicativa, tem um gênero.
Fonte: Nova Escola, editora ABRIL.
Diante do exposto, pode-se afirmar que:
Você observou o comando?
Pode-se afirmar diante do que foi dito que...
Vamos agora analisar as alternativas e
marcar a correta?
a) A criação de um gênero não depende de uma
estratégia sociocomunicativa definida, por
exemplo, pelo estilo e pela composição do
material a ser lido.
b) Formato, suporte e propósito para a leitura
de um texto são características novas para
um texto e, por isso, a soma desses elemen-
tos é o que define, hoje, a que gênero uma
produção pertence.
c) A cada época, gêneros surgem e desapare-
cem, tendo em vista que dependem das ne-
cessidades sociocomunicativas dos sujeitos e
da sociedade da qual fazem parte.
d) A seleção de um gênero textual independe do
meio, tempo, estado emocional ou conteúdo
a ser veiculado, visto que a seleção segue
orientações dadas pela escrita tradicional.
e) Os gêneros são uma forma artificial de pro-
dução escrita, dependentes sempre de alto
grau de conhecimento prévio por parte do
seu produtor.
Ele começa falando da importância
dos gêneros para o cumprimento
da função comunicativa nas nossas
várias realidades sociais.
Em seguida, relaciona o surgimento
de novos gêneros aos novos meios
de comunicação.
Diz, ainda, que ao desaparecerem os
meios antigos, dissipam-se também
alguns gêneros.